Dicas Essenciais para Montar uma Sala de Jantar


Uma sala de jantar pode ser pequena, simples e até integrada com a sala de TV ou com a cozinha. A decoração de uma sala de jantar pode contar com diversos elementos: além da mesa e cadeiras, um aparador com espelho pode imprimir mais charme ao ambiente, assim como lustres pendentes, tapetes, quadros e um minibar,

Para muitas pessoas, a sala de jantar é apenas o espaço onde se coloca uma mesa com cadeiras onde as refeições são feitas e só. Mas basta se dedicar um pouquinho a mais na decoração para tornar a sala de jantar um ambiente convidativo e aconchegante. para moradores e convidados!

1 – Comece Escolhendo o Local Ideal

Lembre-se que as grandes salas de jantar, com mesas que cabem 10 pessoas estão abolidas nas residências atuais, onde tudo é prático e menor. Por isso, quando for escolher uma sala de jantar, procure pensar na utilidade dela. Quantas pessoas ela irá receber, se o uso será diário, semanal, mensal ou apenas em eventos da família.

sala-de-jantar

2 – Escolhendo a Mesa Ideal




E já que começamos falando do tamanho da sala, o tamanho da mesa também é extremamente importante. Lembre-se que deve haver, na mesa, lugares, ao menos, para todos os familiares. Se sua sala de jantar permitir, invista em uma mesa com lugares excedentes – dois lugares é o suficiente.

sala_de_jantar

3 – A Mesa Retangular

A mesa retangular é a mais indicada para ambientes estreitos, além disso, ela é ótima para acomodar mais alguém que chega de última hora.

sala-comprida

4 – A Mesa Redonda

Esse tipo de mesa é um dos favoritos entre as pessoas, no entanto, a escolha desse tipo de mesa deve ser bem calculada, pois ela exige bastante espaço na sala de jantar. Quanto mais lugares disponíveis, maior deve ser a mesa e mais espaço você irá precisar na sala de jantar.

salas-de-jantar-decoracao

5 – A Mesa Quadrada

Os decoradores acreditam quem esse é o tipo de mesa mais usada, principalmente em ambiente pequenos, pois é possível compor uma bela decoração mesmo com uma mesa com apenas 4 cadeiras!

sala-de-jantar-mesa-quadrada

6 – Atenção com a Circulação do Ambiente

E já que estamos dando dicas para montar a sala de jantar, é importante ficar atento à circulação do ambiente, para que não fique inviável transitar por ele.

sala-planta

7 – O Lustre Ideal

E se estamos falando de sala de jantar, uma boa sala de jantar tem por obrigação ter um lustre. Os ideais são os pendentes, mas se você fizer um projeto luminotécnico, converse com seu especialista, ele irá indicar o lustre ideal para a sua sala.

lustre-para-a-sala-de-jantar

8 – A Iluminação Ideal

Lembre-se de que a sala de jantar precisa de uma iluminação especial. Se ela já possui o lustre com iluminação direcionada, faça uma iluminação periférica ou com sanca. As lâmpadas devem ser, preferencialmente, de cor amarelada para dar sensação de intimidade.

SANCA-sala

9 – O Aparador

Se sua sala de jantar permitir, use um aparador. Os aparadores com espelhos são os preferidos e imprimem um toque requintado e sofisticado ao ambiente. No mesmo aparador, experimente colocar uma bandeja com algumas bebidas e uma jogo de taças ou xícaras. O resultado será surpreendente!

sala_jantar

10 – As Cadeiras




Por fim, as cadeiras! Recomenda-se que as cadeiras não devem ser confortáveis para que os convidados fiquem por horas e horas. Mas como os costumes mudam, invista em cadeiras que combinem com o resto da decoração e que sejam confortáveis também!

Sala-jantar

Agora você já pode montar a sala de jantar. Se achar que precisa de ideias, busque-as! Toda ideia é bem-vinda na hora de decorar.

Veja mais fotos de salas de jantar

Agora você já pode montar sua sala de jantar. Se achar que precisa de ideias, busque-as! Toda ideia é bem-vinda na hora de decorar.

03
06
07
08
09
10
11

12
13
14
15
16
17
18
sala-de-jantar
salas-de-jantar-decoracao

01