40 Modelos de Cama Japonesa

Novas tendências estão sempre surgindo e para além de beleza, elas também são capazes de revelar conforto e estilo, inclusive quando são associadas a decoração. Um grande exemplo disso é a Cama Japonesa.

Marcada por ser um estilo de cama minimalista, assim como grande parte das decorações orientais, a cama Japonesa também revela simbologias associadas a captação de energia e conexão consigo mesmo.

Abaixo, confira inspirações de quartos onde esse item está sendo utilizado, além de obter maiores informações e dicas sobre para que assim possa pensar melhor na possibilidade de aderir ao modelo.

1. Camas japonesas são móveis conhecidos por suas linhas retas e alturas baixas bem próximo ao chão. É bastante utilizada em decorações minimalistas porém pode ser encaixada em diversos tipos de decoração de quartos diferentes. 

2. O significado da cama japonesa é milenar, são móveis de super confortáveis ideal para quem busca uma opção de cama com conforto e estilo. Veja como é simples trazer um pouco da cultura oriental para dentro da sua casa! 

Veja Também Vidro jateado

3. A verdade é que após um dia cansativo de trabalho a gente só consegue pensar na nossa querida cama para poder descansar bastante. A cultura japonesa acredita que dormir mais próximo ao chão vai fazer com que a terra renove as energias. Interessante né?!

4. A qualidade do seu sono será maior com a cama japonesa já que com essa renovação de energia você irá acordar se sentindo mais revigorado. Se você tiver problemas com sono, é interessante quem sabe apostar nesse modelo de cama para o seu quarto. 

5. Os modelos atuais e modernos desse tipo de cama podem ter pés, materiais diferentes, cores, tamanhos e alturas variados. Modelos de pés palito são bastante procurados pois eles contribuem com o minimalismo que as camas japonesas passam no ambiente. 

6. Já os modelos tradicionais das camas japonesas elas não tem pés e basicamente são camas compostas por um colchão no estilo futon disposto sobre uma placa de madeira, esteira ou um tatame no chão, sendo camas bem baixas.  

7. As vantagens desse tipo de cama é possibilitar a ampliação do ambiente se tornando uma boa opção para quartos pequenos. Outro ponto positivo para casas pequenas é a possibilidade de enrolar o colchão e guarda-lo no armário. 

8. Camas japonesas são camas mais econômicas se comparado a modelos tradicionais principalmente se você escolher modelos mais básicos. Na hora de arrumar sua cama, coloque muitos edredons, almofadas e travesseiros e deixe ela bem aconchegante. 

Veja Também 40 Dicas de Pisos Baratos

9. Esse modelo de cama é super versátil e combina com muitos tipos de decoração indo desde o mais simples até o mais sofisticado. A sua variedade de colchões também impressiona, podendo ser os de tamanho maior, mais finos, com molas, estilo futon, entre outros.

10. Porém como nem tudo na vida são flores algumas pessoas podem não gostar da altura baixa das camas japonesas já que elas vão exigir um pouco mais de esforço na hora de levantar. Por esse motivo não é um modelo de cama indicado para pessoas que tenham problemas de mobilidade. 

11. Outro fator a ser pensado é a questão do colchão mais próximo ao chão que pode deixa-lo úmido proporcionando o acumulo de bactérias, sendo assim é um modelo de cama que precisa de uma troca de colchão de tempos em tempos. 

12. Modelos de cama japonesa com esse tipo de pé facilita bastante a limpeza além de ser super moderno. Os criados mudos laterais e a cabeceira acompanham o mesmo modelo dos pés com os recortes mais retos e a madeira no tom exato da cama.

13. Decorações minimalistas imprimem paz e tranquilidade. Você mesmo pode mandar fazer ou até quem sabe se arriscar em casa e fazer esse modelo mais simples de cama japonesa tradicional, basta escolher a madeira de sua preferencia, medir o tamanho desejado, escolher os pés e dar um acabamento bacana. 

14. É nítido como a cama japonesa fica muito bem colocada em decorações mais modernas de quarto. Decorações mais sóbrias deixam o ambiente mais aconchegantes e são ótimos para pessoas que gostam de ambientes com poucas luz ou dormir no escuro. 

15. Muitas casas brasileiras possuem revestimento em piso de porcelanato, cimentício ou cerâmico. Esses tipos de revestimentos costumam ser frios e desagradáveis termicamente e como a cama é mais baixa ela pode ser mais fria que o normal o que não é legal em regiões frias, para te ajudar com isso use tapetes embaixo da cama para melhorar a sensação térmica e ainda ter um belo item decorativo.

16. Adicione puffs nos pés da cama ambos na mesma altura para ficar super moderno. A cama japonesa permite que o quarto fique com uma decoração mais leve e aconchegante, e a escolha de uma decoração tom sobre tom ficou sensacional. 

17. A cama japonesa é uma ótima opção de móvel para incrementar e tende a se destacar em relação aos outros móveis do cômodo. Um modelo de cabeceira com led vai ajudar a manter o foco do quarto nesse móvel incrível. 

18. Tradicionalmente, a cama japonesa costuma ser uma esteira de madeira, mas atualmente já existem muitas releituras desse modelo de cama, esse modelo é composto por dois colchões sobre um tapete tudo muito confortável e aconchegante.

19. Além de bonita, a cama japonesa traz diversos benefícios para a nossa saúde. O design reto, a altura e as características do colchão favorecem um bom repouso. Mesmo sendo um sonho de consumo, é preciso que o ambiente tenha espaço o suficiente para não ser afetado. Se você mediu e percebeu que o quarto é grande aposte em modelos king size, caso o contrario o tamanho casal tradicional é a melhor opção. 

20. É possível renovar o seu quarto apenas utilizando uma cama japonesa, ela alia funcionalidade e simplicidade, características muito apreciadas na cultura dos países orientais. Esse modelo de cama remete a um modo de vida que busca o equilíbrio entre os elementos naturais e espirituais.

21. Com o avanço da arquitetura, atualmente no lugar de posicionar o colchão diretamente no chão, por exemplo, atualmente utiliza-se uma plataforma baixa feita de alvenaria, metal, madeira ou, ainda, de forma improvisada com pallets, onde o colchão é posicionado no centro e se tem sobras da base nas laterais e no pé da cama.

22. A escolha de tons de madeiras mais claras ajudam a trazer ainda mais essa sensação de energia oriental no ambiente. Os tons amarelados como os das fibras naturais de bambu e variações de marrom, bege e verde claro devem prevalecer em ambientes mais voltadas para o estilo japonês tradicional.

23. Na hora de decorar um ambiente com cama estilo japonesa sempre opte pelos mais simples, tons mais neutros, além de aumentar a sensação de espaço do quarto é também mais fácil de combinar com outros itens decorativos. 

24. A cama japonesa é uma opção mais econômica e fácil de manter que os modelos tradicionais, indicada para as pessoas que têm dificuldade para se movimentar e não se adaptam a camas muito altas. Não esqueçam de colocar mesas de cabeceiras para auxiliar no dia a dia.

Veja Também 50 Modelos Incríveis de Divisórias de Ambientes

25. Apesar de linda e super elegante, um outro ponto a se pensar são casas com pets. A cama japonesa pode não ser uma aliada nesse quesito pois fica mais difícil de impedir que o pet suba na cama quando ela é mais baixa e fácil para ele subir.

26. Camas no estilo japonesas podem facilmente ser colocadas em quartos infantis porque ela dá mais autonomia à criança,  e a cama ou as camas de solteiro, como é o caso dessa inspiração, também precisa estar em harmonia com o restante do quarto decorado.

27. Esse lindo modelo de cama japonesa comporta diversas almofadas que deixaram a cama linda e arrumada. Se você for bastante adepto a cultura oriental essas almofadas vão ser ótimas para servir de acentos, japoneses são adeptos a sentar no chão. 

28. Cama japonesa que se encaixou num quarto com uma vibe um pouco mais resort tropical, com muitos elementos em madeira, cortinas com tecido natural e rústico, sem falar dessa cabeceira ripada que segue até o teto deixando toda decoração muito moderna. 

29. Cama super versátil, com apoio para uma mesa de escrivaninha ao lado e escadas para facilitar a locomoção. Camas japonesas podem sim ganhar um conceito super moderno sem perder a sua essência original. 

30. Nem só de decoração minimalista e oriental é que vive a cama estilo japonesa, esse é um exemplo de que esse modelo de cama pode ser perfeitamente aplicada em decorações mais escandinavas que também fica sensacional. 

31. Torne sua cama japonesa um móvel multifuncional principalmente se sua casa for pequena. Adicione quantas gavetas conseguir na parte de baixo da cama, na parte na cabeceira também da para criar divisórias que servem de espaço para guardar o que você quiser. 

32. Quartinhos infantis ficam tão lindos com camas japonesas. Eles trazem para esses quartos um conceito mais informal e diria que até lúdico o que as crianças adoram, aproveite e faça um trabalho de marcenaria adequado para o quarto da criança, coloque nichos na parte debaixo para guardar livros e brinquedos mantendo o quartinho organizado. 

33. Podemos combinar que camas japonesas criam um clima super romântico no quarto não é mesmo? Chegar em casa de um dia cansativo, deitar nesse colchão mega confortável e assistir um filme com seu love é tudo que você precisa. 

34. Decoração de quarto com cama japonesa no estilo minimalista, bem clean, bem leve, com pouco elementos para não pesar, uma marcenaria personalizada com uma bancada lateral perfeita para quem precisa trabalhar ou estudar e não tem muito espaço em casa. 

35. Mais uma vez camas japonesas em quartos infantis e vejam como fica perfeitamente bem colocado esse estilo de cama. Não é necessário fazer duas camas, apenas uma marcenaria única em todo o quarto e os colchões que foram colocados separadamente. 

36. Apesar de ser um modelo de cama mais baixa, ela tem uma altura bem padrão do oriente. Veja como foi bem otimizado o espaço debaixo da cama com a utilização de gavetas literalmente em todos os lugares possíveis. Isso vai ajudar e muito na organização da casa. 

37.A decoração em estilo escandinavo tem, por premissa, o objetivo trazer conforto e aconchego para o ambiente. E a cama japonesa cumpre com maestria esses requisitos. Não à toa, muitos dos profissionais de  design de interiores indicam o uso de elementos orientais. 

38. Os modelos da cama japonesa ainda são considerados bastante versáteis, combinando tranquilamente com diferentes tipos de armários planejados para quarto. por esses motivos, a cama japonesa é uma opção atrativa para quem está montando a casa e quer desfrutar de uma mobília bonita, diferenciada e de qualidade.

39. Embora muitas pessoas ainda fiquem com um pé atrás em relação a esse modelo de cama  preciso ressaltar que se você busca versatilidade, funcionalidade e gosta de ambientes amplos, não deixe de considerar o uso da cama japonesa na sua casa. 

40. É possível utilizar esse modelo de cama em diferentes combinações, de maneira que a construção de um dormitório confortável pode ser feita com bastante facilidade e também com elementos que vão te ajudar no quesito organização e praticidade no dia a dia.