Cobogó: Conheça materiais, Valor e mais

Decoração diz respeito não somente a elementos decorativos, mas também a formas e técnicas que podem ser utilizadas para que possamos alcançar o design desejado para um ambiente.

Sendo assim, pensando em aspectos como a modernidade, beleza, maior iluminação e até mesmo na conjugação de espaços diferentes, o Cobogó surge como uma ótima ideia para ser colocada em prática.

Logo abaixo, siga conhecendo mais sobre o elemento e visualizando situações onde ele está presente, nos proporcionando uma grande inspiração!

1. Quando se trata de decoração, elementos diferentes podem nos propor inspirações diversas, sendo esse o caso do Cobogó.

2. Basicamente, trata-se de blocos de aparência vazada que são implementados em paredes, fazendo com que esse espaço livre em sua estética propicie uma maior circulação de ar e luz.

3. Por conta desses benefícios, desde a década de 50 eles têm sido utilizados na arquitetura para substituir os tijolos comuns, ainda que um mesmo projeto possa contar com a presença de ambos.

4. A essa altura, já adiantamos que os locais onde podem ser utilizados são diversos, incluindo até mesmo a fachada de casas, onde faz com que elas tenham um destaque ainda maior.

5. Mas além das fachadas, um local onde seu uso é muito feito são em áreas de lazer, espaços onde naturalmente são bem-vindos detalhes como uma maior conexão com a natureza, por exemplo.

6. Com isso, o Cobogó se torna uma possível substituição para muros, fazendo que tenhamos a divisão desejada mas sem impedir completamente a visão do espaço externo.

7. De tal forma, podemos criar um espaço aconchegante e moderno de forma simultânea, pois ainda que a tendência não tenha surgido agora, ainda se mostra bastante atual.

8. Inclusive, ainda falando sobre a origem do Cobogó, essa é uma ideia brasileira, tendo sido ligada desde o seu principio ao nordeste brasileiro, onde já era usado desde os anos 20, mesmo que com uma frequência ainda pequena.

9. A ideia teve como base a influência árabe na região, um detalhe histórico bem interessante que faz com que o elemento se torne rico também em significado para além da sua beleza propriamente dita.

10. Com o passar do tempo, a ideia não somente se tornou mais popular como também passou a apresentar novas possibilidades a quem pensa em fazer uso delas.

11. Uma forma prática de evidenciar isso é por meio da presença de cobogós que podem ser encontrados em diversos materiais, agradando a diferentes públicos a partir disso.

12. Entre as opções mais populares, está o cobogó de concreto, indicado principalmente para espaços externos, mas podendo gerar conexão com áreas internas.

13. Um dos pontos interessantes quanto a esse material diz respeito a sua presença próxima a piscinas, por exemplo, uma vez que a proximidade com a água não interfere tanto em sua durabilidade.

14. Inclusive, antes de obtar pelo cobogó de concreto, considere o fato de que ele não está entre os mais versáteis, possuindo poucas opções de design.

15. No entanto, ainda assim pode ser uma boa opção, sobretudo para quem segue um estilo de decoração industrial, podendo usar o concreto em sua tonalidade original para estar de acordo com a ideia.

16. Leve em consideração também que optar pelo concreto como material é uma boa opção quanto ao custo-benefício, pois se trata da possibilidade mais barata nesse sentido.

17. Outra opção de material é o gesso, dessa vez mais indicado para áreas internas, podendo ser utilizado para conjugar diferentes cômodos.

18. O que acontece é que o gesso é uma opção com maior fragilidade, estando suscetível a danos comuns no dia a dia, e possivelmente exigindo reparos conforme a passagem do tempo.

19. É justamente por conta disso que o concreto tende a ser mais usado, principalmente quando pensamos nas fachadas que estão diante de diversos eventos como a chuva.

20. Mesmo que tenha pouco espaço em casa, o Cobogó pode ser utilizado. Por sinal, na prática vemos como ele é capaz de criar uma ideia de ampliação nos ambientes.

21. Isso ocorre principalmente porque a maior iluminação promove a impressão de espaços mais amplos, colaborando para a otimização do espaço.

22. E seguindo falando de materiais, ainda há alguns que podemos mencionar! A cerâmica esmaltada é um deles e apresenta uma das durabilidades mais interessantes quando pensamos nos cobogós.

23. Um material que também tem se popularizado bastante ultimamente é o MDF, mas ele apresenta algumas particulares para evitar que seja deteriorado, como o fato de não poder ter contato com a água.

24. E é claro, um detalhe muito importante e que não pode deixar de ser mencionado é o preço, não é mesmo? Nesse sentido, há mudanças principalmente com base nos materiais.

25. Para os que são feitos com concreto, a média de preço é de R$16, apresentando uma medida geralmente de 39x39cm.

26. Inclusive, a produção do Cobogó é manual e justamente por isso temos uma maior pluralidade de opções, sendo possível ajustar tamanhos para se adequar ao espaço que possui.

27. Por outro lado, o processo de produção do item pode levar certo tempo, já que é algo delicado e bastante trabalhoso para que ganhe um aspecto tão bonito quanto o desejado.

28. Mas com certeza a espera vale a pena como percebemos como esse material vazado pode contribuir de forma muito positiva com a decoração de diferentes ambientes.

29. Inclusive, os desenhos vazados podem ser bem diferentes entre si, ganhando formas modernas que ganham nossa atenção pela beleza a qual remetem.

30. Esse post vai ficando por aqui com o desejo de que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre o item e as belas possibilidades que ele nos traz.