Edifício Itália: Arquitetura, visitação, História e mais

Localizado na região central da cidade de São Paulo, mais especificamente na Avenida Ipiranga, o Edifício Itália pode ser visto a partir de diversos pontos da cidade, tendo destaque, imponência, beleza e História.

Para que possa conhecê-lo a partir de todos esses pontos elencados, separamos tudo a Arquitetura e visitação ao espaço logo abaixo, siga conferindo:

Origem e História do Edifício Itália

Ainda no ano de 1911 os italianos residentes em São Paulo fundaram um grupo nomeado de Circolo Italiano di San Paolo, tendo como intenção propiciar uma maior relação entre essas pessoas de costumes tão similares entre si em razão de onde vieram.

A princípio, tiveram como ponto de base para a Associação um outro local também na região central da cidade, na Rua São Bento. No entanto, conforme o tempo passou passaram a conquistar também um maior prestígio social.

Em razão disso é que passaram a focar em buscar por um local maior para abranger todos os novos sócios que estavam chegando, se mudando estão para a região da Sé, também bastante central.

Conforme o tempo passou, foram surgindo novas necessidades de ampliação, considerando a presença de espaços diversos que iam desde bibliotecas até bar. Assim, o local que hoje conhecemos como Edifício Itália foi a sexta sede do grupo.

Sua construção foi oficialmente iniciada no ano de 1954 e durou até 1965, quando foi inaugurado. Desde então, essa é ainda hoje a sede dos italianos em São Paulo, ainda que já seja um espaço bem mais abrangente do que era em um primeiro momento.

Dessa forma, a partir da História do local podemos refletir também sobre o intenso processo imigratório e colonizador que fez com que o Brasil se tornasse uma nação formada a partir de diferentes nacionalidades.

Arquitetura do Edifício Itália

Em 1954, quando foi decidido o local onde hoje está o Edifício Itália, foram escolhidos dois renomados nomes para se responsabilizam pelo projeto: O arquiteto Franz Heep e o engenheiro Otto Meinberg.

Conforme podemos ver hoje, eles não pensaram baixo, literalmente. Isso porque o Edifício em questão é hoje o terceiro maior da cidade de São Paulo, tendo em vista que estamos falando de uma das cidades com maior número de prédios em toda a América Latina.

Sua dimensão, para que possa ter uma melhor noção sobre, é de 165 metros de altura considerando como base o nível da rua, tendo 46 andares e 19 elevadores para possibilitar uma chegada mais ágil a cada um deles.

Vale ainda ressaltar que não é somente a sua altura que contribui para a imponência da construção, havendo diversos elementos arquitetônicos que possibilitam essa impressão, começando pela sua própria fachada.

Aliás, logo na sua frente já vemos uma escultura de cavalo, presente do governo italiano para o local e que evidencia o movimento, força e imponência da presença italiana no Brasil, mais especificamente em São Paulo nesse caso.

Além disso, tem um formato dividido em 3 partes, o que faz com que se combine perfeitamente com a esquina da Avenida Ipiranga onde se localiza, uma região central e repleta de movimento.

Assim como outros prédios renomados na cidade a partir do ponto de vista arquitetônico, também possui brise-soleil de alumínio em sua fachada, demonstrando classe e sofisticação a partir da impressão que consegue passar.

Já na parte interna do Edifício Itália, sobretudo em seu terraço, as características que podemos evidenciar inclui ainda mais luxo e elegância, fazendo com que já tenha entrado na rota turística da cidade há um tempinho.

O que tem no Edifício Itália?

Mas afinal, o que tem no Edifício Itália além da sua arquitetura que faz com que ele chame tanta atenção?! Acredite, ao longo dos seus quase 50 andares há muita coisa para conferir, ainda que o principal esteja no seu Terraço.

No subsolo, primeiro e segundo andar, estão construções que remetem a História e tradição do Circolo Italiano San Paolo. Por isso, nossa sugestão é que não deixe de conferir essa área para conhecer o Teatro Itália, além de ter opções deliciosas para comer no restaurante Circolo Cuccina.

Ao longo dos andares, estão também diversos escritórios corporativos que incluem áreas como Contabilidade, administração, Marketing e muito mais. Aliás, deve ser incrível a experiência de trabalhar nesse local.

Mas a parte mais famosa mesmo é o Terraço Itália, onde está um sofisticado restaurante, além da visão que podemos ter através da sua varanda. Por sua altura, a visão que temos da paisagem é bem ampla, sendo possível contemplar grande parte do centro de São Paulo.

Com uma vista panorâmica, almoçar ou jantar no Terraço Itália já se tornou objeto de desejo para muitas pessoas, e ainda que seja bem sofisticado não chega  a estar entre os restaurantes mais caros da cidade, o que é uma ótima notícia.

Como entrar no Edifício Itália?

É bem provável que ao chegar até aqui você também já esteja com vontade de conhecer o local, então também vamos te contar sobre as possibilidades de fazer essa visita.

A primeira forma é indo ao restaurante que fica no Terraço Itália. Para isso, sugerimos que faça uma reserva para evitar não encontrar locais disponíveis. Para garantir a mesa, eles cobram R$100 por pessoa e essa reserva pode ser feita no próprio site deles ou também por telefone.

Uma informação que vale a pena ressaltar é que durante o almoço o local não costuma lotar com tanta facilidade, então pode aproveitar para ir nesse momento sem a necessidade de realização de reserva.

Para conhecer o Terraço com vista panorâmica, você não precisa necessariamente ir até o Restaurante. Eles cobram o valor de R$50 para cada pessoa pela visitação em si, o que dá acesso ao espaço.

Essa visitação ocorre diariamente entre as 15 e 19h. Quando eu fui, o valor era menor e também ofereciam um drink como cortesia, mas não achei informações recentes para confirmar se ainda há esse drink para vocês.