Gérbera: Flor delicada e de Tons vibrantes para decorar

Um toque de cor faz toda a diferença quando pensamos na formação dos nossos ambientes, inclusive a partir de ideias de paisagismo que surgem para trazer um pouco da natureza tanto para áreas externas quanto internas.

E é claro, a praticidade para o cultivo das plantas também é algo que precisa ser considerado, visando otimizar o seu tempo nesse sentido. Então, nesse post vamos te falar sobre a Gérbera, uma planta com flores que certamente pode te encantar.

Então, logo abaixo, siga conferindo as principais informações sobre ela e se encantando com todas as possibilidades de ser utilizada na sua casa:

1. Podendo ser encontrada em diversas cores vibrantes como amarelo, rosa, vermelho e laranja, a Gérbera é uma linda flor que pode ser utilizada de diferentes maneiras para compor a sua decoração.

2. Mas muito além da intensidade das suas cores, a beleza trazida por ela também nos remete a características especiais como a delicadeza, fazendo com que seja muito procurada e utilizada.

3. Em sua aparência, podemos perceber algumas semelhanças com relação a espécies de flores como o girassol e a margarida, o que se deve ao fato de pertencer a mesma família delas, tendo alguns pontos realmente parecidos.

4. Mas para contar com toda a beleza de sua floração, é claro que precisamos levar em consideração os cuidados a serem exercidos com relação a planta, pois apesar de simples, eles são essenciais.

5. Nesse sentido, o primeiro ponto a ser mencionado diz respeito à adubação, que pode ser realizada com materiais orgânicos como o esterco para proporcionar o devido ganho de nutrientes à planta.

6. Outra possibilidade é fazer uso de adubos químicos, que vai aumentar o potencial da terra utilizada em seu plantio, colaborando para que a flor se desenvolva mais rápido e de maneira saudável.

7. Já no que se refere às regas, essa não vai ser uma preocupação constante, pois a Gérbera tende a se desenvolver melhor em solos secos, podendo realizar essa atividade em períodos mais espaçados.

8. Sendo assim, uma vez por semana já é suficiente para mantê-la, regularidade que pode ser maior em períodos mais quentes, quando o solo pode acabar se tornando seco até demais.

9. Ainda nesse sentido, o ideal é que aposte em vasos com um bom sistema de escoamento de água, evitando que a umidade se mantenha por muito tempo caso seja esse o meio de cultivo a ser utilizado por você.

10. Uma dica é que toque diretamente no solo para verificar o estado do mesmo. Caso perceba que ainda há resíduos de água, deixe a rega para um outro dia.

11. O local onde deixar a Gérbera é outra dúvida recorrente, mas nesse quesito basta levar em consideração que ela se desenvolver melhor quando está próxima ao Sol, gostando muito dessa luminosidade.

12. Em razão disso, o mais comum é que seja cultivada em ambientes externos como os jardins, onde os raios solares podem incidir de maneira direta, chegando até a planta e colaborando para o seu desenvolvimento.

13. Outra opção é deixá-la em ambientes internos próximos a entradas de luz como as janelas, uma boa opção para isso são as floreiras, que ficam lindas e muito delicadas.

14. Outro ponto que colabora para a decisão de onde deixar a planta é o quanto o local será arejado, pois uma boa circulação é um fator que surge também de maneira positiva nesse caso.

15. E não precisa se preocupar quando ver que algumas flores estão morrendo, pois diante dessas situações é possível realizar podas simples para a manutenção da Gérbera.

16. Assim, pode usar de uma tesoura para realizar a remoção de folhas e flores que estiverem secas, assim poderá facilitar a regeneração da mesma para manter sua beleza.

17. Além desses momentos de ajuste, ao final de cada floração a poda deve ser realizada, colaborando para que uma nova floração venha a acontecer.

18. E certamente o ponto que mais colabora para o seu sucesso é o fato de ter um uso bastante diverso no que se refere à decorações, pois os seus tons vibrantes tornam qualquer espaço muito mais alegre e bonito.

19. Em contraste com o intenso tom de verde das suas folhas, consegue se adequar a praticamente todos os estilos de decoração, desde os mais delicados até os mais rústicos.

20. A escolha do vaso também tem bastante impacto nesse sentido, podendo seguir o tom mais alegre da flor ou apostar em propostas mais neutras que mantém o destaque somente na Gérbera.

21. Nesse sentido, vale a pena apostar na harmonização entre tons e estilos. Por exemplo, para quebrar as expectativas em uma decoração mais neutra, cores quentes como o amarelo e o laranja podem ser utilizados.

22. A mescla entre tons diversos funciona muito bem, inclusive podendo usar o ramo de outras espécies de plantas para montar um lindo jarro, servindo como decoração para mesas de canto ou de centro.

23. Os tons mais neutros também ganham destaque, ideal para combinar com decorações mais clássicas nas quais você não planeja fazer uso de tons tão vibrantes.

24. Caso deseje manter as flores em um vaso de água, o que é comum principalmente quando ganhamos um buquê, o ideal é fazer a troca de água a cada três dias.

25. Além disso, a sugestão é que opte por utilizar água filtrada, contribuindo para a saúde da planta e favorecendo ainda mais o desenvolvimento da mesma.

26. E caso tenha ganhado um buquê e esteja preocupado com a duração da planta, leve em consideração que ela ainda assim será durável, podendo ser mantida por cerca de um mês.

27. Nos entanto, é mais complicado realizar o plantio nesses casos, pois ele costuma ser feito a partir das sementes. Então, vai ser difícil desenvolver um novo pé de Gérbera dessa maneira.

28. Assim, com cuidados simples e práticos que acabam não utilizando muito do nosso tempo, essa é uma flor que dura bastante, tendo uma grande resistência mesmo em meio a sua delicadeza.

29. Todos esses detalhes fazem com que a Gérbera se torne uma ótima opção para complementar decorações, as tornando mais bonitas e delicadas, sobretudo em espaços comuns como salas de estar.

30. Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre a flor e se surpreender com toda a beleza que pode ser remetida com ela! Confira também outras opções para o seu jardim que já estão aqui no site.