Painel ripado: Técnica moderna e Sofisticada para sua Casa

O uso de madeira na decoração já não é algo tão novo assim, e já deu tempo de todo mundo entender como o seu uso pode se tornar positivo para a decoração dos mais diversos ambientes, inclusive a partir de técnicas mais recentes.

Exemplo disso é o uso do Painel ripado, que chegou para ficar e já tem feito parte de diversos projetos, incluindo sua presença em espaços comuns como a sala de estar, mas também outros cômodos como os quartos.

Para que possa se inspirar a partir do seu uso, siga conferindo ideias logo abaixo, além de maiores informações para retirar suas dúvidas acerca da técnica, olha só:

1. O Painel ripado conta com esse nome por se tratar justamente de uma técnica de marcenaria onde ripas de madeira são dispostas de maneira espaçada para a formação do painel.

2. Para o visual desejado, isso deve acontecer de maneira regular, seguindo um mesmo intervalo de espaço a cada ripa utilizada, o que garante uniformidade ao painel mesmo sendo utilizado um material natural.

3. Assim, começamos a falar do item focando no painel ripado para televisão, que são justamente esses focados na parede onde a TV será colocada, formando um painel uniforme por todo o espaço.

4. Caso não queira colocar o item diretamente no painel, pode comprar um em tores mais neutras que possam ser harmonizadas com a madeira, assim a combinação seguirá sendo muito bonita.

5. Mas, de modo geral, o uso do painel ripado dispensa a utilização de um outro painel para a televisão, fazendo com que precise apenas utilizar um hack abaixo dela para que seja funcional, sobretudo para guardar e organizar itens.

6. Outro cômodo onde o seu dessa técnica tem se mostrado frequente é no banheiro, sobretudo o social, onde o espaço costuma ser menor e apostar em ideias como essa acabam o valorizando.

7. Nesses casos, o uso mais frequente é na parede onde ficará o espelho, gerando uma decoração mais completa na área, ao mesmo tempo em que o banheiro de modo geral pode seguir um estilo mais clean.

8. Inclusive, é comum que o uso do painel ripado esteja presente em áreas pequenas, sendo focado em paredes únicas e não compondo inteiramente os ambientes.

9. É justamente isso que nos permite dar um toque diferente ao ambiente sem que seja preciso ousar tanto assim, ou seja, uma boa opção para você que não deseja se distanciar tanto da zona de conforto.

10. Além de ser focado especialmente na parede, há casos onde o painel segue um trajeto até o teto, ganhando formato em L e gerando uma sensação de amplitudade para o local onde é inserido.

11. Outro ponto positivo que vale a pena ser mencionado é que o item nos permite contar com uma vasta versatilidade, desde o local onde será colocado até as possíveis combinações a serem feitas.

12. Em meio a essa versatilidade, vemos que pode ser utilizado para gerar uma área diferente, como escritório, local para estudos e até mesmo penteadeira. Sendo assim, pode otimizar um espaço que já tenha, a exemplo do quarto.

13. Sendo assim, a presença do elemento faz com que tenhamos um novo espaço dentro de um cômodo já utilizado. Essa é uma ótima ideia para quem tem pouco espaço e deseja organizá-lo, evidenciando funcionalidade.

14. Por exemplo, nesse caso o painel ripado foi associado ao uso de prateleiras. O resultado acaba dispensando o uso de uma estante, já que passou a fazer a função de uma, e de maneira bastante moderna.

15. Outro ponto que vale a pena ser mencionado é a possibilidade de pintar o painel ripado, o que significa que não necessariamente ele terá o tom natural da madeira, te permitindo adequar ao tom desejado.

16. O processo para isso não é tão complicado, mas demanda atenção, inclusive por não bastar apenas pintar, uma vez que antes disso a madeira deve ser devidamente lixada e revestida por um primer específico para o material.

17. Existem ainda tintas ideias para esse tipo de pintura, mas é bem fácil de encontrá-las. Ao finalizar, não esqueça dos acabamentos, e então poderá ter um painel ripado especialmente personalizado para a sua decoração.

18. Por sinal, essas mudanças em tonalidades podem contribuir para que esteja frequentemente fazendo mudanças na sua decoração, sem que precise se apegar a um único formato ou combinação.

19. Tantos benefícios acabam justificando o seu preço que certamente não está entre os mais baratos entre os acabamentos, visto que o m² desse painel é vendido pelo preço médio de R$150.

20. Dependendo da extensão desejada para o painel é possível que o valor fique consideravelmente caro, mas a razão para tanto é que o uso de madeiras nobres acaba encarecendo o produto.

21. No entanto, é claro que isso representa também uma maior qualidade, fazendo com que tenha uma excelente duração, além de suportar o uso de aparelhos pesados como televisões e também prateleiras.

22. Já que agora você sabe de quanto tende a ser esse investimento, é claro que deve passar a pensar em formas de valorizar a presença do painel ripado na sua decoração, para dar a ele o devido destaque.

23. Nesse sentido, principalmente caso opte pelo acabamento natural da madeira, pode criar um espaço para plantas, apostando nesse estilo mais orgânico que funciona muito bem em razão do material.

24. Com isso, um cantinho que antes não era utilizado para nada pode se tornar um ponto de destaque em meio a decoração que possui, sem grandes mudanças no ambiente de modo geral.

25. Dessa forma, plantas artificias ou aquelas que se adequam bem a espaços internos podem ser utilizados, bem como elementos decorativos como vasos.

26. Outro ponto que faz muita diferença é investir em uma boa iluminação, o que destaca bastante o painel e colabora para a beleza da decoração de modo geral, fazendo com que chame muito mais atenção.

27. Para tornar a ideia uma realidade na sua casa, a sugestão é usar fitas de led. No caso da inspiração abaixo, ela foi utilizada verticalmente entre espaçamentos, gerando um efeito visual bastante bonito e moderno.

28. Ainda pode estender a presença do led até o teto, fazendo com que ele não seja finalizado de forma abrupta na parede e claro, contribuindo para uma iluminação ainda melhor.

29. Para uma iluminação que harmonize com todo o ambiente, pode escolher a frequência desejada, levando em consideração que o fundo de cor amarelado é o mais indicado e também o mais utilizado nesses casos.

30. Esperamos que tenha gostado de conferir de forma mais atenta as ideias envolvendo painel ripado, percebendo como elas podem funcionar bem para você. Não deixe de conferir também outras ideias envolvendo decoração que temos por aqui!