Telha sanduíche: Vale a pena?

Cada detalhe de uma obra acaba fazendo muita diferença em seu resultado final, por isso devemos estar atento a muitas informações ligadas a esse processo, incluindo até mesmo os acabamentos que serão utilizados.

Ainda nesse sentido, surge uma maior preocupação quanto ao tipo de telha que podemos escolher, tendo passado a ganhar um maior destaque a Telha sanduíche, nome popular do modelo que é conhecido também como telha termoacústica.

Para que possa ter em vista as principais sobre essa telha, além de poder conferir inspirações onde o seu uso está sendo feito, siga conferindo o post logo abaixo:

1. Não é por acaso que o nome formal da telha sanduíche é tela termoacústica, pois conta com uma capacidade de aumento de isolamento térmico e acústico do espaço onde é colocada.

2. Isso se torna possível graças à formação da telha, que é formada a partir de duas chapas em zinco, um material metálico que é associado ao isolante térmico presente no meio da telha.

3. Esse material isolante pode ser tanto o poliuretano quanto o isopor, pois ambos funcionam muito bem e apresentam bons resultados no que diz respeito a funcionalidade dessa telha, o que tem feito com que se torne cada vez mais recorrente em projetos.

4. Mas ainda nesse sentido, há diferenças perceptíveis de acordo com o uso de cada material. No caso da telha sanduíche com isopor, o resultado apresentado conta com um maior isolamento acústico.

5. Já quando o material conta com poliuretano, por sua vez, a principal característica a ser ressaltada é o conforto térmico. Ou seja, essa escolha deve ser feita tendo como base o seu espaço e o desejo que tem para ele.

6. Mas, afinal, quando podemos contar com os benefícios desse modelo de telha? A verdade é que seu uso pode ser feito tanto em espaços internos quanto externos, em muitos casos alcançando ambas as áreas e dando um lindo acabamento a elas.

7. A sua principal indicação é para você que mora em ruas mais movimentadas, onde o barulho de carro pode te incomodar. O mesmo vale para quem mora próximo à casas de shows, onde o som alto de música também pode gerar pontos negativos.

8. Por contar com isolamento térmico, essa telha é também voltada para promover temperaturas mais confortáveis nos espaços onde é colocada, garantindo uma melhor experiência nesses locais.

9. Inclusive, fazendo uso dela poderá contar com certa economia, visto que se tornará possível economizar pela diminuição do uso de ar condicionado ou aquecedor, visto que as temperaturas já serão naturalmente reguladas.

10. E já que citamos o fator economia, é claro que precisamos pensar também no custo para utilizar a telha sanduíche no seu projeto. Nesse sentido, vemos preços que variam entre R$45 e R$70 em média para cada metro quadrado.

11. Quanto ao fator estético, apesar do tom mais comum para esse item ser o branco, a telha sanduíche pode ser encontrada em cores diversas, a exemplo do preto que pode te encantar.

12. Ainda que o resultado nesses casos não promova uma grande iluminação para o ambiente, envolve um toque de modernidade bastante acentuado, ideal para decorações no estilo industrial, por exemplo.

13. Em espaços grandes você poderá usar telhas em cores mais escuras de uma forma mais ampla, pois nesse caso a falta de iluminação não irá contribuir para que o espaço pareça tão menor assim.

14. Conectado à telha, ainda pode organizar um verdadeiro esquema de luzes, visto que o material é bastante resistente e propicia que outros itens possam ser destacados em meio ao seu uso.

15. Sobre o projeto em si, nossa sugestão é que conte com um arquiteto para te ajudar nesse quesito, uma vez que tanto o isolamento térmico quanto acústico propiciado pela telha irá depender de outros detalhes.

16. Ou seja, se esse realmente for um ponto muito importante para você, outros elementos da obra devem ser pensados nesse mesmo sentido, fazendo com que o resultado possa ser alcançado e te garanta o devido conforto.

17. Outro ponto a ser considerado é que o principal uso da telha sanduíche é para cobertura, podendo estar presente até mesmo em lajes. Mas, ainda assim, pode acabar possuindo outros usos diversos.

18. Dessa forma, o modelo pode ser usado para vedação e separação de espaços, ainda que o uso como cobertura seja realmente o mais frequente, apresentando ótimos resultados inclusive a longo prazo.

19. Existem ainda outras vantagens ligadas ao uso da telha sanduíche, estando entre eles a facilidade na manutenção, que além de não ser cara, é um processo simples e rápido de ser concretizado.

20. O que também colabora para a economia é que essa telha dispensa o uso de forro, podendo ficar aparente e já sendo isso o suficiente para todo o design do espaço, te fazendo gastar muito menos que diante do uso de outros materiais.

21. E mesmo aparente, o resultado é lindo, refletindo muita modernidade. Para isso, pode aliar o uso da telha em si com outros detalhes para o acabamento, inclusive paredes em vidro para garantir conexão com o ambiente interno.

22. De forma prática, poderemos economizar a partir dos seus benefícios que evitam a necessidade de executar determinados reparos, pois haverá uma redução significativa em goteiras, evitando obras nesse quesito.

23. O que também será reduzido é a umidade, proporcionando confortos e danos que surgem a longo prazo quando o espaço tende a ser mais úmido. Mas calma, pois ainda há mais benefícios.

24. Seguindo com essa listagem, podemos citar também a diminuição no risco de alastrar chamas diante de um incêndio, o que ressalta a maior segurança que é capaz de proporcionar.

25. Como essa telha é feita sob medida, o projeto já recebe o material nas medidas ideais, garantindo praticidade para a sua execução e uma beleza ainda maior para a finalização.

26. Como são leves, a instalação da telha sanduíche é bastante prática. Mas não se assuste, pois a leveza em nada tem a ver com a duração que possui, já que esse modelo é reconhecido principalmente pela sua resistência.

27. Apesar do formato de seu acabamento ser bonito, visto que a inclinação apresentada por ela é menor que as telhas convencionais, ficando menos visíveis diante dos projetos.

28. Ou seja, apesar do acabamento ficar muito visível internamente, a visão externa não faz com que tenha muito destaque, te permitindo explorar o design da fachada de outras maneiras.

29. Sendo assim, diante de todos os pontos já expostos, mesmo que o custo para a telha sanduíche seja mais alto que em comparação com a convencional, o custo a longo prazo tende a ser muito menor, considerando instalação e outros detalhes.

30. Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor o modelo e as informações mais importantes acerca dele, assim pôde entender a razão dessa telha estar fazendo tanto sucesso!