Tijolo Ecológico: Economize e ajude o Meio ambiente

A sustentabilidade tem sido um ponto cada vez mais buscado pelos arquitetos em seus projetos, fazendo com que o mercado de construção também busque se adequar a isso, gerando itens inovadores que podem colaborar de forma positiva para aquilo que desejamos.

Em razão disso, dedicamos esse post para falar sobre o Tijolo Ecológico, que pode nos apresentar diversos benefícios. Assim, confira abaixo as principais informações que precisa ter em vista sobre ele, olha só:

1. Produzido de forma a colaborar com o meio ambiente, o Tijolo ecológico tem sido utilizado em projetos sustentáveis, onde também podemos contar com toda a sua beleza.

2. Basicamente, o seu material de base é o solo-cimento, nome dado a mistura feita cimento, água e terra. Mas apesar de parecer simples, existe uma medida determinada para cada item.

3. Por exemplo, apenas 10% dessa mistura é com cimento, fazendo com que grande parte do item seja feito a partir de materiais orgânicos, que não prejudicam o planeta.

4. Após a mistura ser devidamente realizada, acontece o processo chamado de cura, onde o material precisa repousar por cerca de 28 dias para que, então, fique pronto.

5. Quando esse período é devidamente concluído, o tijolo ganha a firmeza necessária para que possa ser transportado e utilizado nas construções, apresentando a devida segurança.

6. Ao contrário do que acontece com o tijolo convencional, com o qual já estamos mais acostumados, o tijolo ecológico não precisa ser queimado, ou seja, se torna uma boa opção para a natureza.

7. Isso porque quando o tijolo é queimado, ele acaba liberando CO2 na atmosfera, o que age de maneira negativa para o meio ambiente. Assim, é nesse ponto que a versão ecológica se destaca.

8. Outras etapas da construção ressaltam esse ideal de sustentabilidade, como por exemplo o fato de não precisar utilizar argamassa, já que o encaixe das peças já é suficiente.

9. Além de economizar com outros materiais que são comuns em obras, ainda há uma economia de tempo fazendo uso desses tijolos, já que realizar o encaixe torna o processo muito mais simples.

10. Dessa forma, acaba sendo consideravelmente diminuído o número de resíduos restantes ao final da obra, pois itens como formas de maneira também são dispensáveis para sua utilização.

11. Com o seu uso também fica muito mais simples quando for necessário realizar as instalação hidráulicas e elétricas, evitando o excesso de resíduos após a quebra dos tijolos.

12. Por consequência de toda a praticidade associada ao tijolo sustentável, o resultado da obra acaba sendo alcançado de maneira mais rápida, otimizando o prazo da sua execução.

13. Ele também não demanda um acabamento com tinta caso não deseje, pois a aparência oferecida pelo tijolo ecológico já é muito bonita, principalmente caso goste de acabamentos rústicos.

14. Sendo assim, ainda vai economizar com tinta, um processo que além de custoso pode acabar sendo demorado, além de gerar manchas indesejadas.

15. Ainda assim, caso prefira realizar o reboco e pintura normalmente, não haverá problemas para os materiais aderirem ao tijolo ecológico, funcionando muito bem.

16. Uma possibilidade é fazer o revestimento da parede em algumas áreas e deixar um espaço dedicado a essa aparência mais rústica e moderna deixada pelo acabamento natural do tijolo.

17. Ao mesmo tempo, também fica incrível manter a parede de tijolos aparentes em todos os espaços, criando uma ideia texturizada que foge do óbvio e ganha destaque pela mesma razão.

18. Mas um ponto que não pode ser deixado de lado é a impermeabilização, processo que não é tão complicado assim, mas se mostra essencial para manter a parede com tijolos aparentes.

19. Para fazer isso, pode utilizar tanto verniz quanto resina, gerando um resultado satisfatório que contribui principalmente para a sua durabilidade, sobretudo em espaços externos como fachadas.

20. A aparência bonita desse tijolo ainda pode nos gerar algumas dúvidas quanto a sua qualidade e durabilidade, mas pode ficar tranquilo, pois nesse quesito ele vence do tijolo convencional.

21. A verdade é que o tijolo ecológico possui uma resistência 6 vezes maior que o tijolo comum, garantindo uma estrutura bastante segura às construções.

22. No entanto, vale ressaltar que optar por uma empresa especializada faz toda a diferença para que se certifique desses resultados e possa montar a sua casa de maneira devida.

23. Ainda voltado para a sustentabilidade, vemos que o tijolo ecológico pode nos ajudar a economizar, reduzindo potencialmente o valor da conta de energia.

24. Isso se torna possível pelo fato de poder auxiliar na regulação de temperatura, o que ocorre a partir dos buracos verticais em sua estrutura. Por isso, o uso de ventilador e ar condicionado se torna mais raro.

25. Ressaltamos ainda que para fazer uso desse material deve encontrar profissionais especializados, que saibam preparar a fundação de maneira ideal para a sua colocação.

26. Isso porque existem alguns detalhes que são mais específicos ao uso do tijolo ecológico, como a necessidade de impermeabilizar a fundação, evitando danos futuros na mesma.

27. O formato ideal dos tijolos também devem ser pensados, já que cada um deles tem um foco em especial. Por exemplo, o tijolo padrão é o mais clássico, com encaixes prontos e formato arredondado.

28. Já os tijolos ecológicos do tipo meio bloco é utilizado para o acabamento próximos a portas e janelas, enquanto o canaleta é voltado para locais onde serão utilizadas outras instalações, permitindo a passagem de fios e tubos, por exemplos.

29. Dessa forma, vemos que independente da sua necessidade há um tijolo ecológico que pode ser ideal para você, ressaltando o potencial de auxiliar nas suas obras.

30. Esse post vai ficando por aqui, esperamos ter te ajudado ao falar desse material que vem sido cada vez mais frequente em obras, e não é para menos, já que ao longo desse post conhecemos muitas das suas vantagens.