Tons de Azul na decoração: Como usar? Confira inspirações

Reconhecida por transmitir paz, serenidade e calmaria, Azul é uma cor que agrada a muitas pessoas, estando em alta em espaços como a moda mas também ganhando cada dia mais destaque no universo que amamos: A decoração!

A partir disso, podemos conferir diversos Tons de azul, formas diferentes de fazê-los estarem presentes na decoração e assim, contar com os benefícios visuais e também de energia que eles são capazes de nos trazer.

Para seguir entendendo melhor sobre e se inspirar, confira abaixo dicas e sugestões lindas que podem ser usadas aí na sua casa, olha só:

Azul escuro

1. Para falar sobre os tons de azul que ficam incríveis na decoração dos mais diversos espaços, vamos começar falando sobre o azul escuro, um tom mais fechado que demonstra muita elegância e sofisticação.

2. Também conhecido pelo nome de azul marinho, esse é o tom de azul que se responsabiliza por nos remeter a profundidade e intensidade do mar, evidenciando pontos como a intuição e a conexão consigo mesmo.

3. Ao mesmo tempo em que é repleto de características únicas, podemos ressaltar que se trata de uma opção para decorações mais clássicos, onde o uso do azul é feito de forma pontual sem que fuja tanto assim do óbvio.

4. Porém, é claro, há formas de aliar o uso desse tom com outros elementos que acabam por promover uma relação interessante entre o clássico e o moderno, o que fica perfeito em espaços comuns como a sala.

5. Sinal disso é a combinação do azul escuro com outros tons que fogem da neutralidade, a exemplo da inspiração abaixo onde foram utilizadas poltronas no tom vinho, gerando um visual harmônico mas ao mesmo tempo de bastante destaque.

6. Por sinal, se a sua dúvida é quanto a possíveis combinações de tons para fazer com o azul escuro na sua decoração, pode ficar tranquilo pois vamos dar algumas sugestões bastante assertivas, começando pelo amarelo para os mais moderninhos.

7. Mas se você quer seguir com o ar mais clássico e sóbrio, uma das nossas principais sugestões é o cinza, um tom frio e neutro que é muito versátil quando pensamos em decorações.

8. Que tal apostar também em uma bela textura? Para isso, o azul escuro combina perfeitamente com a madeira e seu tom mais natural, formando uma decoração moderna que nos remete inclusive ao estilo rústico.

9. Já falamos e mostramos alguns espaços comuns onde essa cor se faz presente, então vale a pena mencionar também a sua presença em espaços mais particulares, como o quarto. E acredite, fica lindo demais!

10. Você ainda pensar em mais de um estilo que te agrada e tentar fazer a ligação entre eles. Por exemplo, nesse caso temos elementos clássicos e rústicos que deram ao quarto um ar único, certamente a cara do seu dono.

11. É uma sugestão que pode ser aplicada também a quartos de visita, onde a neutralidade é bem-vinda para se adaptar aos mais diversos hóspedes, promovendo uma boa noite de sono em local tranquilo e confortável.

12. Como o azul já é escuro, ele também acaba combinando facilmente com outras cores mais escuras como o preto ou marrom mais intenso. Mas se atente, nesse caso o ideal é usar alguns pontos de iluminação para valorizar o espaço.

13. O banheiro também pode ficar incrível com esse tom. Nesse caso, ele ainda foi aliado com outras tendências cada vez mais frequentes nos projetos de arquitetura, a exemplo dos detalhes marmorizados.

14. A cozinha é um outro espaço que conta com os benefícios visuais trazidos por essa cor que além de versátil e democrática consegue ser muito bonita em igual proporção, perfeita para mudanças pontuais que já fazem muita diferença.

15. Outra inspiração do azul escuro em cozinha para fechar essa parte do post. Dessa vez, há também armários em madeira, formando uma harmonia muito interessante entre tons e texturas diferentes.

Azul claro

16. Agora, vamos falar de forma mais específica sobre um outro tom de azul que também tem agradado cada vez mais aos arquitetos: O azul claro, marcado por um ar mais delicado e tranquilo.

17. Muito associado a espiritualidade, esse é o tom do conforto e proteção, perfeito para casas onde há a intenção de criar espaços aconchegantes tanto para os moradores quanto para visitas.

18. No geral, suas combinações são bem similares com as que são indicadas para o azul escuro, mas a impressão passada acaba sendo diferente pela intensidade do tom, gerando um efeito diferente mesmo partindo de uma mesma ideia.

19. E os quartos são os espaços mais comuns para que vejamos a presença do azul claro. Isso porque, por passar a impressão de tranquilidade, traz calma e leveza para o sono, propiciando uma boa noite.

20. O mais comum é que as paredes sejam pintadas de azul claro, mas há ainda outros detalhes que podem ser combinados na própria decoração, incluindo quadros, roupas de cama e muito mais.

21. Considere ainda a possibilidade de aliar diferentes tons de azul em um mesmo espaço. Por exemplo, nesse cantinho de estudo e trabalho tem tanto o azul claro quanto o azul tiffany. Mas calma, vamos falar melhor sobre ele em breve.

22. Seguindo com as inspirações associadas ao azul claro, perceba como ele fica incrível próximo ao branco. Esse é um dos tons que favorece o seu destaque, pois mesmo sendo um tom claro consegue chamar atenção.

23. Acabamentos em madeira também podem ser aliados a essa decoração. Uma dica bem legal para fazer essa união é pintar a parede de azul claro e usar o piso em madeira, gerando uma combinação incrível.

24. E se a sua ideia é reformar a cozinha, também tem inspiração pensando nesse cômodo. Inclusive, nem precisa trocar os armários que já tem caso não queira, pode apostar na pintura ou revestimento.

25. Ou seja, há maneiras simples e eficazes de mudar a sua casa e incluir tons de azul nela sem que gaste tanto assim, já que uma obra completa demanda dinheiro, tempo e paciência para organizar tudo da forma devida.

26. Com certeza ter esse tom na sala da sua casa fará com que as visitas já se sintam confortáveis ao chegar, passando a impressão de um espaço onde a calmaria é preservada, transmitindo sempre boas energias.

27. Mas além de cômodos em específico, outra possibilidade de usar o azul claro na decoração da qual gosto bastante são os corredores, fazendo com que evidencie que todo cantinho da sua casa foi devidamente pensado e planejado.

28. E há ainda diversos móveis nos quais esse tom pode aparecer, incluindo sofás, poltronas e até mesmo almofadas. Aliás, sobre almofadas, pode apostar na compra de capas diversas para criar um mix de estampas e texturas.

29. O tapete e quadros decorativos são detalhes menores mas que, acredite, também fazem diferença. Por isso, quando o assunto é decoração, nossa maior dica é que não deixe de pensar em cada mínimo detalhe.

30. Criar um espaço agradável e funcional é certamente a maior meta de quem ama decoração, então alie as duas características para espaços lindos como esse, onde poderá se sentir confortável.

Azul Tiffany

31. Outro tom que separamos para te falar um pouquinho melhor ao longo desse post é o Azul Tiffany, opção que tem sido mais buscada desde os últimos anos nas lojas e sites como o nosso, voltado para dicas e inspirações.

32. Vasos, Abajures, estofados e muitos outros detalhes já podem ser encontrados nessa cor, facilitando a presença dela em sua casa caso esteja buscando apenas por toques nesse tom para mudar o ambiente.

33. Mas é claro, caso queira mudar mesmo, com uma reforma melhor pensada, pode encontrar tintas nessa cor para pintar as paredes e até mesmo o teto. Olha só como a intensidade desse azul fica linda.

34. É dito que esse azul ainda tem propriedades teurapêuticas, sendo bastante indicada para o quarto tanto de crianças quanto de adultos para que possa tranquilizar e proporcionar boas noites de sono.

35. Além disso, é um tom bastante jovial que serve também para quartos de adolescentes, remetendo a uma certa modernidade. Por sinal, as meninas tendem a gostar bastante da cor por remeter também a feminilidade.

36. Inclusive, essa é a cor que marca a famosa marca de jóias Tiffanny, fazendo com que possa ser atrelada a características como o luxo e sofisticação em mesma proporção.

37. No que diz respeito a combinações, por ser naturalmente bastante chamativa, é indicado que o azul tiffany seja combinado com cores mais neutras e sóbrias, sendo exemplo disso possibilidades como o preto e o branco.

38. Detalhes em madeira também conversam bem com o tom em questão, mas no geral a inovação já é o próprio tom de azul, então a sugestão é que não ouse tanto em outras cores chamativas próximas a ela.

39. Mas claro, alguns detalhes podem sim ser usados para criar um toque de cor que também chama atenção. Entre as cores que funcionam com o azul tiffany, estão tons quentes como o laranja.

40. Por outro lado, pode optar por tons frios que são mais próximos ao azul. Nesse caso, o roxo ficou incrível na decoração, mas perceba que se trata apenas de um detalhe e não algo em grande proporção.

41. Falando em tons próximos, pode analisar o próprio círculo cromático e perceber como o azul está perto do verde. Por isso, é harmônica a relação entre as cores, considerando ainda os seus mais diversos tons.

42. E como o azul tiffany é mais intenso, pode apostar em elementos mais clarinhos para complementar a decoração, criando uma frequência diferente entre as cores que acaba por gerar bastante harmonia.

43. Vale ressaltar ainda que esse tom pode ser combinado com outros tons de azul, uma opção e tanto para você que ama a cor e quer contar com os seus benefícios que já foram citados aqui ao longo do post.

44. De forma mais localizada, esse tom ainda podem estar perto de outras cores vibrantes, mas são somente detalhes e exagerar nisso pode acabar gerando uma decoração visualmente poluída. Ou seja, tenha cuidado nesse sentido.

45. Nosso post vai ficando por aqui, mas esperamos que tenha gostado de conferir as inspirações para perceber formas de usar o azul na sua decoração, considerando diversos estilos e possibilidades.